segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sinto-me impotente


 
Ontem fui visitar o lar perto da minha casa, onde uma vez tentei trazer uma miúda pra casa. A mãe dela tentou vender-ma... ela tinha 10 meses... partiu-me o coração...
Andei com assistentes sociais dias a fio e não consegui merda nenhuma!
Passei a ir lá todos os fins de semana passar algum tempo com as crianças, levava-lhes guloseimas, cereais (dos bons! como eles dizem :) ), gelatinas e pudins. Mas cada vez que saída de lá... parecia que deixava um bocado de mim desfeito pelo chão!
Fiquei uns tempos sem ir lá...

Sabias que:

- Para poderes adoptar uma criança, tens de ter pelo menos 4 anos de casamento.

- Tens de ter um quarto "equipado" para a criança em questão.

- Tens visitas surpresa da segurança social em casa.

- As crianças que estão nos centros de acolhimento muitas vezes deitam-se com fome.

- Essas mesmas crianças sonham pelo dia que entra alguém naquele "portão grande".

- Elas tem consciência que quando entra alguém por esse portão é para levar uma delas.

- Agarram-se a ti e dizem-te com os olhos a brilhar "Bé leva-me pra casa contigo".

- Depois de serem adoptadas as crianças tem 1 ano á experiência com os novos pais.

- Se não correr bem, se a criança não se adaptar ou se os Pais não se adaptarem podem sempre "devolver" a criança á instituição.

- Muitas dessas crianças "devolvidas" ficam com traumas para toda a vida.


Quando entrei pela primeira vez numa destas instituições, saí de lá a chorar. E se há coisa neste Mundo que eu NUNCA vou esquecer, são os olhares daquelas crianças. Tudo o que me contaram. E principalmente o " Vais levar-me contigo hoje?"
Como é que se diz a estas crianças que não?

"Hoje não te vou levar."
 
Congela-me a alma... sinto-me pequenina...

Sem comentários:

Enviar um comentário

gente doida